Excelente iniciativa…

Padrão

Primeiro núcleo nacional de estudantes de Estatística

Vai promover workshops, cursos, sessões nas escolas secundárias e acções científico-culturais

 

O Núcleo de Estudantes de Estatística acabou de nascer na Universidade do Minho (NEEUM) e é o primeiro no ensino superior nacional. Tem como objectivos divulgar a importância desta matéria nos mais diversos âmbitos, desenvolver esta área do saber na instituição bracarense, proporcionar uma maior interacção entre alunos e ex-alunos e, ainda, promover workshops, cursos, sessões nas escolas secundárias e acções científico-culturais.

“Os alunos, o cidadão comum e o mundo empresarial não sabem muito bem o que é a Estatística nem o que um técnico deste domínio pode fazer. Queremos por isso dar a conhecer este trabalho e dinamizar um conjunto de projectos, sobretudo no meio académico mas também na sociedade em geral”, refere a doutoranda Ana Moreira, da direcção do NEEUM.

No dia 6 de Janeiro realizou-se a actividade «Workshop de SAS (Statistical Analysis System)».  O SAS é um novo software estatístico utilizado em mais de 50 mil entidades privadas, públicas, governos e universidades de cerca de 130 países. Este workshop pretende que os alunos tomem conhecimento das capacidades do software, “que poderá ser utilizado num futuro emprego”.

O NEEUM foi criado a 17 de Novembro de 2011, está integrado na Associação Académica da UMinho e é constituído por alunos da licenciatura, mestrado e doutoramento em Estatística (inseridos no Departamento de Matemática e Aplicações da Escola de Ciências da UMinho).

O evento de estreia foi a 14 de Dezembro e designou-se 1º Encontro do NEEUM. Serviu para incentivar o intercâmbio de conhecimento entre alunos dos vários ciclos de formação, ouvir testemunhos de ex-alunos sobre a sua experiência no mercado laboral e no meio académico, expor trabalhos de investigação de (ex-)estudantes e apresentar a Secção de Jovens Estatísticos da Sociedade Portuguesa de Estatística, considerada a principal associação nacional de jovens estatísticos.

Fonte: Ciência Hoje (05-01-2012)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s