A Estatística é muito útil ;-)

Padrão

Como dizer ao meu pai que tive 8 a Matemática?

O teste de Estatística não correu muito bem, tive 8.

Como dar a notícia ao meu pai?

Bom também o resto das notas da turma não foram famosas. Somos 10 e os resultados foram catastróficos!

Reparem só. O géniozinho teve 19, é claro, mas não sendo ele houve um 10, quatro 9 e três 2. Bom a moda é 9 e a mediana é também 9, mas se calcular a média (8+19+10+4*9+3*2)/10=7,9. Direi então ao meu pai que mesmo assim estou acima da média.

Mais um 8. Mas desta vez as notas são: 2,3,4,5,7,8 (eu), 9,9,18 e 19 (o génio). Já calculei a média, mas desta vez é 8,4; estou abaixo da média; e a moda é 9. Felizmente só 4 colegas tiveram melhor nota que eu, e 5 tiveram nota pior que a minha. Direi então ao meu pai que estou acima da mediana.

Não tenho mesmo sorte nenhuma. Estou sempre no 8. Deve ser culpa do prof! Desta vez as questões eram tão difíceis que houve três 7! Os outros tiveram 19 (sempre o mesmo), 18, 12,11,10 e 2 (também sempre o mesmo). Já calculei a média mas é 10,1. Não tenho sorte, tenho menos. Desta vez há 5 colegas com nota melhor que a minha! Já não posso contar com a mediana!. Felizmente houve os três colegas do 7 e por isso a moda é 7.

Desta vez direi ao meu pai que estou acima da moda, e espero que ele não saiba as diferenças entre média, mediana e moda.

 

One response »

  1. Pingback: RetrOvisOrio.com

Deixe uma Resposta

