O que eu aprendi sobre fracções…

Padrão

No final do capítulo sobre números racionais leccionado no 6º ano pedi aos alunos que escrevessem um texto sobre aquilo que tinham aprendido sobre fracções. O objectivo era que os alunos desenvolvessem um pouco mais a sua comunicação escrita em Matemática.

O resultado final foi bastante interessante🙂 e será de certeza uma experiência a repetir…

Aqui ficam alguns textos que os alunos escreveram.

 

Texto A

Uma fracção representa uma parte de um todo. Representa-se por a/b em que a é o numerador e b o denominador. O denominador indica o número de partes iguais em que a unidade foi dividida e o numerador indica quantas partes do todo se pretende considerar/destacar. Juntos (a e b) são os termos da fracção.

No dia-a-dia também se utilizam fracções: por exemplo, quando temos uma pizza e pretendemos dividi-la, em quatro partes, cada um recebe 1/4, outro caso é quando temos 10€ e pretendemos dividi-los por 5 pessoas, cada um irá receber 1/5, ou seja, 2€.

Nas aulas realizamos vários exercícios sobre fracções, em que o objectivo era ler fracções, determinar fracções equivalentes, simplificá-las de forma a que fique uma fracção irredutível, fracções decimais, compará-las com outras, somar, subtrair multiplicar ou dividir, entre outros. Gostei muito dos exercícios resolvidos nas aulas, achei-os interessantes.

Eu não senti dificuldades no capítulo das fracções e acho que têm muita utilidade no nosso dia-a-dia. Eu aprendi mais facilmente a parte da leitura de fracções, simplificação de fracções e nas fracções de uma quantidade.

Pedro Teixeira, nº 22, 6ºA, C.I.C.

Texto B

Confesso que a matéria de fracções não foi a minha favorita mas para como todas as outras tive que estudar. Dentro deste capítulo demos vários conteúdos.

Em primeiro lugar demos multiplicação de números representados por fracções que consistia em multiplicar o numerador de uma fracção pelo numerador da outra e o denominador de uma pelo denominador da outra.

De seguida demos as Propriedades da multiplicação que eram: Propriedade comutativa que se baseava em trocar a ordem dos factores; Propriedade associativa que associava os factores; Propriedade distributiva da multiplicação relativamente à adição e à subtracção que consistia em distribuir os factores; Propriedade do elemento neutro que nos fornecia o conhecimento que qualquer número multiplicado por 1 é igual ao próprio número e a Propriedade de elemento absorvente que nos alertava que qualquer número multiplicado por zero é igual a zero.

Após o términos deste assunto demos potências. Uma potência é um produto de factores iguais.

Resolvemos vários problemas e actividades nas quais a presença de expressões numéricas nos facilitou a resolução.

Depois demos o inverso de um número racional. Dizemos assim que dois números são inversos um do outro se o produto for igual a 1.

De seguida demos a divisão de números racionais. Para dividir 2 números racionais, diferentes de zero, multiplica-se o dividendo pelo inverso do divisor. Para podermos mais facilmente resolver problemas demos as prioridades da multiplicação (e da divisão).

Por fim resolvemos problemas com números racionais presentes.

Apesar desta matéria não ser a minha favorita gostei do conteúdo das fracções de uma quantidade. As fracções de uma quantidade consistiam em multiplicar uma fracção por um determinado número tendo em conta os dados do problema, obtendo assim a quantidade de algo.

Sem nos apercebermos usamos fracções no nosso dia-a-dia. Por exemplo, entre outros casos, quando vamos a uma festa de aniversário costumamos partir o bolo de forma fraccionária.

Adquiri bastantes conhecimentos que me são úteis a mim e à sociedade. Senti mais dificuldade em associar as operações aos devidos problemas, mas com a prática tudo se resolveu.

Ana Carolina Félix, nº 3, 6ºA, C.I.C.

Texto C

 Nas aulas de Matemática aprendemos as fracções. O que a princípio parecia ser muito difícil tornou-se bastante acessível quer pelas repetidas explicações que a professora nos dava, quer pelos exemplos práticos do dia-a-dia. Tudo se tornou muito mais fácil. Foi por aí, pelos exemplos práticos, que a professora começou por nos explicar que as fracções são muito comuns no nosso dia-a-dia, mesmo quando por exemplo estamos a comer um simples chocolate. Era a partir dos exemplos que conseguíamos chegar às conclusões.  

Aprendemos que uma fracção representa uma parte de um todo (unidade) e que o numerador e o denominador correspondem aos termos de uma fracção sendo que o numerador indica quantas partes se consideram da unidade e o denominador indica o número de partes iguais em que se divide a unidade. Quando o numerador é maior ou igual ao denominador, as fracções chamam-se impróprias:

  • Quando o numerador é igual ao denominador a fracção representa o número 1.
  • Quando o numerador é menor que o denominador a fracção representa um número menor que 1.
  • Quando o numerador é maior que o denominador a fracção representa um número maior que um.

Aprendemos ainda a passagem de um numeral misto fraccionário para uma fracção e fracções equivalentes. Dizemos que duas fracções são equivalentes quando representam a mesma quantidade. Multiplicam-se ou dividem-se ambos os termos pelo mesmo número diferente de zero, para se obter uma fracção equivalente.

Aprendemos a simplificar fracções, tornando-as irredutíveis, ou seja cujos termos sejam menores.

Quando o denominador é igual a 10, 100 ou 1000, temos uma fracção decimal.

Há fracções que podem ser escritas na forma de número decimal ou inteiro e ainda há fracções em que não é possível escrevê-las na forma de número decimal ou número inteiro.

Todos os números que podem ser escritos sob a forma de fracção, chamam-se de números racionais, estes podem ainda ser números inteiros ou números fraccionários. Aprendemos depois a comparar, a adicionar e a subtrair números racionais. Para somarmos os números racionais tivemos de aprender as propriedades da adição: comutativa, associativa e existência de elemento neutro (0). Aprendemos a calcular fracção de uma quantidade.

Para resolver a multiplicação de números representados por fracções, multiplicam-se os numeradores e os denominadores, aplicando as propriedades da multiplicação: comutativa, associativa, distributiva, existência de elemento neutro, existência do elemento absorvente.

A princípio achei engraçada a representação da potência de um número racional. Percebi então que uma potência é um produto de factores iguais.

Mas logo depois aprendi que dois números são inversos, quando o seu produto é um. Não me posso esquecer que o zero não tem inverso, pois ele é um elemento absorvente na multiplicação.

Terminámos o estudo deste tema, com a divisão de números racionais. Multiplicam-se o dividendo pelo inverso do divisor, para dividir números representados por fracções.

Gostei de realizar os exercícios propostos no livro e as actividades propostas pela professora na sala de aula. Depois de se perceber dá gosto resolver os exercícios e com a representação geométrica da fracção compreende-se muito melhor os problemas. Agora para mim é mais fácil resolver situações e problemas do dia-a-dia, recorrendo a tudo aquilo que aprendi sobre as fracções.

Denise Pinto, nº13, 6ºA,C.I.C.

3 responses »

  1. olá Cátia

    Vivo em Macau.
    Descobri o seu e-mail por um acaso.
    Na tentativa de dar apoio aos meus netos que frequentam o 5 e 6 ano. Não domino algumas áreas de matemática. Vou estudando o que os professores vão ensinando mas, por vezes não consigo descodificar a matéria.
    Pedia-lhe uma ajuda e desculpe desde já o abuso.
    Relativamente a fracções, um dia destes deparei-me com as seguintes:
    2/1, 7/1, 5/1, 15/1, 20/1
    e não as sei ler
    pode ajudar-me?

    Obrigada deste lado do mundo.
    natália

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s