«The Mathematics of Darwin’s Legacy»

Padrão

Biomatemáticos do mundo reúnem-se em Lisboa

Teoria da Evolução do ponto de vista matemático

A 24 de Novembro de 1859, Charles Darwin causava furor com a publicação de sua obra-prima – «A Origem das Espécies». E 150 anos depois, nos dias 23 e 24 de Novembro, os principais biomatemáticos do mundo reúnem-se em Lisboa para discutir as últimas novidades e perspectivas do estudo matemático da Teoria da Evolução, no encontro «The Mathematics of Darwin’s Legacy».

Numa conferência que chamou a atenção até mesmo da mais conceituada revista científica do mundo, a norte-americana Science, alguns dos maiores especialistas mundiais estarão em Portugal para discutir, e expor aos estudantes, assuntos como teoria de jogos, evolução da cooperação e dinâmica adaptativa.

A abertura ficara a cargo de Warren Ewens (Universidade da Pensilvânia), detentor do Weldon Memorial Prize, que mostrará como a Matemática alterou a nossa compreensão da evolução. Serão também palestrantes Peter Schuster (Universidade de Vienna), ex-presidente da Academia de Ciências da Áustria e pioneiro nas aplicações das ideias darwinistas à química, Peter Taylor (Universidade de Queens, Canadá), um dos introdutores da dinâmica do replicador, uma das mais importantes equações da Biologia, e Benoit Perthame, (Universidade de Paris) que recebeu o prémio Blaise Pascal pelo desenvolvimento de aplicações da matemática, entre outros.

Jorge Pacheco (Universidade de Lisboa e Minho) mostrará como modelos computacionais nos ajudam a compreender a cooperação, aplicando a evolução aos seres humanos. Outros investigadores de todo o mundo mostrarão as múltiplas faces de uma interacção tão importante como pouco conhecida.

«The Mathematics of Darwin’s Legacy» está a ser organizada pelo português Centro Internacional de Matemática e pela Sociedade Europeia de Biologia Teórica e Matemática, e terá lugar nos dias na Universidade de Lisboa. O congresso tem o patrocínio da Fundação Calouste Gulbekian, da Fundação para a Ciência e Tecnologia, do Centro de Matemática e Aplicações da Universidade Nova de Lisboa e do Centro de Matemática e aplicações Fundamentais.

Fonte: Ciência Hoje

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s